terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Funçao Organica Aldeido

Aldeídos

Os aldeídos são um grupo de compostos orgânicos caracterizados pela presença do grupo carbonila (C = O) em um carbono primário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem em uma extremidade:
A nomenclatura desses compostos segue as regras estabelecidas pela IUPAC para a nomenclatura dos compostos orgânicos com a terminação “al”, que indica o grupo funcional:
Não é necessário numerar de onde está saindo o grupo funcional, pois conforme já foi explicado, ele vem somente na extremidade da cadeia. Se a carbonila ocorresse em outro carbono, seria uma cetona, e não um aldeído.
Exemplos:
H2C = O: met + an + al = Metanal
H3C — HC = O: et + an + al = etanal
H3C — CH — CH—HC = O: prop + an + al = propanal
O — CH — CH— HC = O: propandial (temos aqui dois grupos aldeídos, em que o sufixo que se usa é o “dial”).
H3C4 — CH3 = CH2 — HC1 = O: but-2-enal (note que a numeração colocada para indicar a localização da insaturação [dupla ligação] foi a menor possível).
?
Os aldeídos mais simples como o metanal e o etanal possuem cheiro bem forte e irritante, enquanto os de massas molares maiores possuem aromas agradáveis, tanto que muitos deles são responsáveis pelo odor e sabor de vários vegetais. Por exemplo, o cheiro e sabor característicos da canela devem-se ao aldeído cinâmico ou cinamaldeído, e a vanilina (4-hidróxi-3-metoxibenzaldeído) extraída da orquídea Vanilla planifólia é o principal compenente da essência ou aroma de baunilha:
Aprender Sem Pensar, É Tempo Perdido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadeias Carbonicas

CADEIAS CARBONICAS As cadeias carbônicas representam a estrutura dos compostos orgânicos. Elas recebem esse nome porque se formam a pa...